top of page
  • Writer's pictureAmazon FisioCare

Atividade Física - uma importante aliada contra a Apneia do Sono

Alternativa terapêutica para pacientes intolerantes às terapias convencionais; e um adicional importante para usuários de CPAP.

A Apneia Obstrutiva do Sono aumenta consideravelmente o risco de morbidade e mortalidade, demandando terapias conforme cada caso – uso do CPAP, de aparelhos orais ou cirurgia corretiva das vias aéreas superiores. Porém nem sempre esses recursos são bem tolerados por todos os pacientes ou indicados para a forma leve da doença.


Neste sentido, a prática regular de exercícios físicos, especialmente os aeróbios combinados aos de resistência, tem sido uma alternativa terapêutica para esses pacientes, por serem simples, de baixo custo e resultarem em benefícios que vão além da diminuição do peso.


Apesar de ainda serem necessárias mais investigações sobre o real papel da atividade física no tratamento da apneia, estudos* importantes comprovam que ela promove, entre outros benefícios, a redução da sonolência diurna e o aumento da eficiência do sono e do consumo máximo de oxigênio. Isso se dá, basicamente, pela maior ativação do tônus muscular das vias aéreas superiores, que, com seu diâmetro aumentado, reduz a resistência a se oporem ao colapso da faringe durante o sono.


Atenção! Os programas de exercícios físicos também são um adicional muito importante para quem tolera bem os tratamentos convencionais da AOS, atuando na mitigação de suas complicações, como distúrbios cardiovasculares, intolerância à glicose, fadiga e acúmulo de líquido na cervical (pescoço), independentemente da gravidade da doença.


Conteúdo: Amazon FisioCare

*Fonte de pesquisa: The role of physical exercise in obstructive sleep apnea | Review J Bras Pneumol | 2016 Nov-Dec;42(6):457-464.

bottom of page