top of page

A higienização correta e frequente do CPAP e do BiPAP, da máscara e dos acessórios é fundamental para sua manutenção e sucesso do tratamento. As melhores práticas de preservação desses equipamentos devem ser adotadas no dia a dia, a fim de evitar sua contaminação e do ambiente domiciliar por vírus, germes e bactérias, principalmente nesses tempos de Covid-19.

 

> Clique sobre a imagem para ver a descrição do produto.

6 dicas de higienização de equipamentos em uso domiciliar

Antes de mais nada, é fundamental seguir as orientações do manual de instruções de cada equipamento ou máscara. De modo geral, a limpeza deve ser feita da seguinte forma:

Reservatório de Água: lavar semanalmente com água corrente e detergente neutro, utilizando o lado macio de uma esponja. Recomenda-se, diariamente, desprezar a água restante pela manhã e completar com uma água limpa à noite, na hora de dormir.


Circuito (mangueira): lavar semanalmente com água corrente e detergente neutro. Pode utilizar uma escovinha própria para limpeza interna.

3  Máscaras: lavar semanalmente com água corrente e detergente neutro. No entanto, a almofada nasal que fica em contato com as narinas, recomenda-se a lavagem diária. Utilizar as mãos para lavar. Já o fixador cefálico em tecido pode ser lavado em período mais espaçado para evitar o desgaste.

4  Filtros: seguir a recomendação de cada fabricante. Descartáveis: troca mensal e, se não apresentar sujidades, pode ser utilizado por até 3 meses. Reutilizáveis: lavar sempre que necessário e por no máximo 3 meses.

5  Gabinete externo: flanela ou pano levemente umedecido. Manter sempre coberto com um pano limpo durante o período em que não estiver sendo utilizado. 

6. Circuito e máscara: manter em uma proteção de tecido (bolsinha ou fronha de travesseiro), sempre que não estiver em uso.

bottom of page